Ortodontia
Ortodontia é a especialidade odontológica que estuda o crescimento e desenvolvimento da face e das dentições, tanto de leite como permanente e seus desvios de normalidade.
Corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Atualmente a ortodontia pode atuar em todas as idades, desde condutas simples como a manutenção de espaçoes e casos de perda prematura da 1ª dentição.
Na grande maioria dos casos inicia-se o tratamento ortodôntico, chamado preventivo, quando erupcionam os primeiros dentes permanentes, por volta dos 6, 7 anos de idade. No entanto, algumas situações especiais, como nos casos de mordida cruzada anterior ou posterior, mordida aberta e outros, deve-se abordar ainda mais precocemente, em fase de dentição decídua ("dente de leite").
Os aparelhos podem ser de 2 tipos:
Fixos: compostos de braquetes metálicos, plásticos ou cerâmicas, tubos e aneis, permitindo maior movimentação aos dentes.
Removíveis: encaixados na boca, podem ser removidos pelo profissional ou pelo próprio paciente. A evolução do tratamento, depede principalmente da colaboração do paciente.
Os benefícios de um correto tratamento ortodôntico são para toda vida. Bem planejado e executado, restabelece uma correta função mastigatória, propicia um equilibrado posicionamento dos dentes tão importante para a saúde oral.
Seu sorriso perfeito!